ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article

Letters to the Editor - Year2010 - Volume25 - Issue 4

Estudo anatômico da linha semicircular

Prezado Prof. Ricardo Baroudi
Editor da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Gostaria de elogiar os autores do trabalho intitulado "Estudo anatômico da linha semicircular e sua importância cirúrgica na reconstrução de mama", publicado no último número da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (volume 25, número 2, páginas 325 a 329, 2010). O trabalho destaca-se pela clareza da metodologia, da discussão e conclusão, contribuindo com informações anatômicas importantes para o planejamento pré-operatório nas reconstruções mamárias com retalho miocutâneo do reto do abdome. Entretanto, seria recomendado observar a nova Terminologia Anatômica Internacional do Federative Committee on Anatomical Terminology (Comissão Federativa da Terminologia Anatômica, 1998) - o guia de referência internacional especializado em linguagem anatômica.

Com base na nova terminologia anatômica, as artérias responsáveis pela irrigação do músculo reto do abdome são a artéria epigástrica superior (ramo da artéria torácica interna) e a artéria epigástrica inferior (ramo da artéria ilíaca externa). Portanto, não seria recomendado denominá-las de artéria epigástrica profunda superior e artéria epigástrica profunda inferior, respectivamente. Além disso, a artéria epigástrica superficial (ramo da artéria femoral) também é indevidamente denominada de artéria epigástrica inferior superficial em outros trabalhos sobre o assunto, portanto, não existe uma divisão da artéria epigástrica inferior em ramos superficial e profundo. Atualmente, essa terminologia anatômica inadequada é com frequência verificada em artigos científicos nacionais e internacionais.

Espero ter contribuído um pouco para o entendimento da anatomia dessa região estudada e ressalto a relevância do trabalho desenvolvido pelos autores do artigo abordado.

Jefferson Lessa Soares de Macedo
Cirurgião Plástico, Doutor, Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.










Correspondência para:
Jefferson Lessa Soares de Macedo
SQS 213 Bloco H Apto 104 - Asa Sul
Brasília, DF, Brasil - CEP 70292-080
E-mail: jlsmacedo@yahoo.com.br

Correspondência submetida no SGP (Sistema de Gestão de Publicações) da RBCP.
Correspondência recebida: 13/9/2010
Correspondência aceita: 18/10/2010

 

Previous Article Back to Top

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license