ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Extremities - Year2010 - Volume25 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

O retalho de fíbula pode ser empregado para reconstrução de defeitos de mandíbula. É considerado um retalho seguro em função de sua vascularização, podendo-se retirar até 25cm de sua extensão. Permite realização de osteotomias, favorecendo melhor moldagem e reconstrução, além de mínima morbidade em área doadora.


OBJETIVO

Avaliar complicações na área doadora da fíbula em pacientes submetidos a reconstrução microcirúrgica de mandibulectomia segmentar.


MATERIAL E MÉTODOS

Foram avaliados 18 pacientes submetidos à reconstrução microcirúrgica com fíbula, no período de 2006 a 2010, no Instituto Nacional de Câncer. Realizou-se seguimento pós-operatório ambulatorial quanto a dor, déficit de marcha, déficit de dorsiflexão do tornozelo, déficit de extensão do hálux e edema.


RESULTADOS

O tempo de acompanhamento dos pacientes variou de 1 a 8 meses, de acordo com a presença de complicações pós-operatórias. Foram avaliados 14 homens e 4 mulheres, 10 pacientes com idade inferior a 50 anos e 8 pacientes com idade superior a 50 anos. Nenhum dos pacientes apresentou dor em área doadora na primeira consulta ambulatorial, com média de 3 semanas após a cirurgia. Apenas 3 (16,7%) pacientes apresentaram déficit de marcha, déficit de extensão do hálux e edema. Quatro (22,2%) pacientes apresentaram déficit de dorsiflexão do tornozelo. A importância do estudo de complicações em área doadora decorre da distância da mesma em relação ao sítio de reconstrução. Morbidade na área doadora da fíbula é estudada em função da importância do retalho e de seu emprego frequente em reconstruções de mandíbula. Sintomas persistentes são incomuns e as alterações descritas, déficit de dorsiflexão do tornozelo e de extensão do hálux, são mínimas. Edema geralmente se relaciona com deambulação excessiva, posicionamento e alteração da drenagem linfática local. Os resultados obtidos no estudo realizado no Instituto Nacional de Câncer são concordantes com os dados disponíveis na literatura, demonstrando baixa incidência de complicações e impacto na qualidade de vida dos pacientes acompanhados.


CONCLUSÃO

O retalho de fíbula impõe poucas complicações pós-operatórias na área doadora, as quais não implicam gastos hospitalares e/ou ambulatoriais adicionais representativos e não proporcionam grande impacto na qualidade de vida desses pacientes, constituindo um retalho seguro.


Figura 1 - Aspecto do retalho de pele (monitor) unido à fíbula vascularizada pelo septo crural posterior.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license