ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorial - Year2010 - Volume25 - Issue 3

Enfocando os 60 anos de existência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), verifica-se como tradição o direcionamento da ciência por meio da experiência profissional de seus sócios, apoiando-se em apresentações orais de trabalhos em congressos, jornadas e reuniões científicas. Infelizmente, poucos colegas se preocuparam com publicações. Portanto, aqueles da "velha guarda" que não virem seus nomes mencionados durante as apresentações dos colegas mais jovens de hoje não se revoltem! Se você não publicou, o jovem colega não te conhece. Talvez ele não fosse nem nascido quando você abordou este ou aquele tema. Foram palavras ao vento, que o tempo levou e estão irrecuperavelmente perdidas! O futuro só reconhece e reconhecerá o que está escrito. E existem agravantes! Quando a gente é jovem e começa a realizar algo diferente, temos a impressão do descobrimento da América... E se as referências bibliográficas consultadas não forem bem descritas, cometemos erros ao deixar de fora dos méritos científicos quem realmente descreveu e realizou algo de bom.

Para retomar a verdadeira direção da ciência, meu modesto conselho a esta especialidade que amo tanto é: "Precisamos publicar! Faz-se necessário uma alteração deste estado psíquico." É a única forma de se perpetuar ideias e de propiciar que estas sejam discutidas, comprovadas ou quem sabe contestadas! A cultura humana é tanto cumulativa como dinâmica. Assim se faz ciência.

O momento atual é singular para a ascensão científica da SBCP e também de reflexão. Os editores da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica estão empenhados em torná-la fortíssima e já conseguiram um espantoso crescimento, se comparada ao momento em que fui editor. Foi quando vivi a sensação de morte da revista e me obriguei a aumentar os "buracos da peneira", facilitando as publicações para que ela assim sobrevivesse. Hoje temos satisfação em recebê-la e folheá-la. Observa-se o quanto ela cresceu e melhorou. Ainda hoje não há no Brasil melhores mãos de um editor que não as do Dr. Ricardo Baroudi e do co-editor Dr Dov Goldenberg. O empenho deles é tão grande que transborda o entusiasmo. Mas muitos dos nossos trabalhos ainda estão aquém de uma qualidade que podemos qualificar como ótimos. E a culpa não é dos editores, é nossa! E não se acanhe se o seu trabalho for inicialmente recusado. Se a ideia é boa, reescreva-o quantas vezes forem necessárias para se tornar bom e publicável. Assim se produz e acumula o aprendizado e a experiência profissional. Pedir ajuda não é demérito. Peça-a. Demérito é achar que o erro não foi seu quando o trabalho for recusado. Mérito é ter humildade.

A SBCP apóia e tem força para EXIGIR de seus sócios a imprescindível e urgente colaboração. Deveria ser espontânea, mas não é. Basta exigir que os serviços credenciados enviem um trabalho a cada dois anos por residente em treinamento. Autoria ou co-autoria, não importa! E que serviria de prova-avaliação para que o residente progredisse de R1 para R2 e para R3. Também deveria ser requisito obrigatório para ascensão aos quadros da sociedade. Aliás, esta já é a sugestão do nosso editor. Basta EXIGIR. A regra e o hábito se incumbirão do futuro da revista. E ela agradecerá. Inovação, e a SBCP será realmente a segunda do mundo. No futuro, os que hoje são jovens serão os velhos e poderão contestar quando o seu trabalho não for mencionado. Nós da "velha guarda" não podemos fazê-lo, a não ser que tenhamos publicado!










1. Professor Doutor em Cirurgia Plástica pela UNIFESP, Membro titular da SBCP; Regente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Correspondência para:
Antônio Roberto Bozola
Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 - Vila São Pedro
São José do Rio Preto, SP, Brasil - CEP 15090-000
E-mail: ceplastica@hotmail.com

Trabalho realizado no Serviço de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina de São José

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license