 
                
                 
                
                Letters to the Editor - Year 2006 - Volume 21 -
                        Cartas ao Editor
                    
                    Cartas ao Editor
Caríssimo amigo Evaldo,
Gostei muito de ver o seu artigo sobre Suicídio Endógeno publicado na nossa Revista da SBCP.
A sua sensibilidade, a sua percepção sobre múltiplas facetas da alma humana e a sua capacidade de transmitir, de modo claro, preciso e didático, esses conceitos são extremamente importantes e enriquecedores.
"Quem não sabe o que procura não valoriza o que encontra"...
E você mostra alguns aspectos que seguramente passam desapercebidos mesmo pelos mais experientes profissionais.
Sabendo que existe a possibilidade de estar frente a uma situação com todo esse potencial dramático, o olhar se torna mais agudo e mais atento! Mais uma vez, meus sinceros cumprimentos.
Um forte abraço do amigo e admirador,
MEMBRO TITULAR DA SBCP
E-mail recebido em setembro de 2006
Prezado colega Evaldo
Editor da Revista da SBCP
Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente artigo: Suicídio endógeno.
Estou segura que se tivéssemos mais conhecimentos de uma maneira mais holística dos pacientes, muitos processos não ocorreriam.
MEMBRO TITULAR DA SBCP
E-mail recebido em setembro de 2006
Ao Editor da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Prezado Senhor Editor,
A Academia Colombiana de Medicina instalou na Internet o Livro "Discoveries and Methods in Plastic Surgery", de nossa autoria. O conteúdo integral do livro acha-se disponível, sem qualquer custo, no site web incluído no final desta carta ou na página: www.incancerologia.gov.co - Publicações.
1. O mencionado livro foi escrito com base nas culturas pré-colombianas da América do Sul.
Destas culturas, povos e nações surgiram cresceram e floresceram intelectual e culturalmente.
Todos os capítulos do livro descrevem métodos e descobertas por nós realizados e desenvolvidos em Hospital da América do Sul.
Muitos capítulos incluem a fotografia de uma figura pré-colombiana em cerâmica como prólogo, cada uma com própria descrição.
A figura da capa do livro mostra uma paralisia facial e está descrita na primeira página do livro.
2. O Capítulo 1 (página 11) descreve o descobrimento dos retalhos músculo-cutâneos e as dificuldades encontradas em sua publicação (página 16 e 17).
Os retalhos músculos-cutâneos têm sido uma significativa contribuição para a cirurgia plástica e cirurgia geral, cirurgia da cabeça e do pescoço e para todas as especialidades cirúrgicas e médicas. A América do Sul tem sido enormemente beneficiada com este descobrimento.
3. A inversão do fluxo sanguíneo por artérias e veias em todo o organismo (páginas 41 a 43) complementa o descobrimento de Harvey no século XVIII. Este novo princípio iniciou uma nova era na cirurgia.
4. O retalho pré-fabricado e o método das estruturas e regiões anatômicas pré-fabricadas estão descritos na reconstrução nasal.
O tempo "pré-fabricado" foi acunhado na descrição dos transplantes de velas e artérias como pedículo pré-fabricados, publicados pela primeira vez na revista colombiana Tribuna Médica Nº 423, de 16 de fevereiro de 1970.
A técnica cirúrgica para reconstrução total do nariz, que utiliza as orelhas como áreas doadoras (página 53), complementou os métodos indianos (Papiros de Sushruta o retalho de braço de Tagliacozzi), século XVI (Itália) e o retalho frontal inicialmente desenvolvido na Índia e descrito pela primeira vez no Ocidente, no Gentlemans Magazine, em 1794.
A técnica de reconstrução do nariz com as orelhas é uma contribuição histórica, anatômica, estética e circulatória.
5. O esfíncter muscular dinâmico de faringe, utilizado para tratar a insuficiência velofaringea (página 133) é o primeiro esfíncter feito pelo homem na história da medicina, no entanto, como existem muitos esfíncteres no organismo, tais como o pilórico, o esfíncter de Oddi, o esfíncter vesical, etc, estamos certos que se um esfíncter foi construído pela primeira vez em Bogotá, para substituir o esfíncter de Passavant, outros esfíncteres podem ser construídos em outras partes do organismo (página 134). Este esfíncter iniciou uma nova era na história da cirurgia (página 211).
Os métodos e técnicas publicados neste livro são realizados por cirurgiões com diferentes formações acadêmicas e em condições médicas e sociais variáveis, agradáveis ou difíceis e restritivas.
Para os cirurgiões que trabalham sob estas variáveis condições é útil conhecer o desenvolvimento destes métodos e técnicas.
Endereço Postal:
Consultório de Especialistas Carrera 13 N 43-23 - Bogotá - Colômbia
E-mail: margaritaorticochea@yahoo.com



 Read in Portuguese
Read in Portuguese
                     Read in English
Read in English
                     PDF PT
PDF PT
                     Print
                    Print
                 Send this article by email
                    Send this article by email
                 How to Cite
                    How to Cite
                 Mendeley
                    Mendeley
                 Pocket
                    Pocket
                 Facebook
                    Facebook
                 Twitter
                    Twitter