 
                
                 
                
                Experimental - Year 2011 - Volume 26 - (3 Suppl.1)
                        Laser de baixa intensidade na reparação de tíbias de ratos submetidas a radiação ionizante 
                    
                    A radiação ionizante (RI) desenvolve alterações estruturais que retardam e impedem a reparação do tecido ósseo. O laser de baixa intensidade (LLLT) desencadeia o incremento celular qualitativo e quantitativo e acelera o processo de reparação no osso.
OBJETIVO
O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos do laser de baixa intensidade na reparação de tíbias de ratos submetidos à radiação ionizante.
MÉTODOS
Foram aleatorizados 72 ratos Wistar EPM 1, machos e saudáveis, em: Grupo I - Controle sham (18 tíbias); Grupo II - laser (18 tíbias); Grupo III - RI (18 tíbias); Grupo IV - RI e laser (18 tíbias). Os grupos III e IV foram submetidos a RI com dose única (30 GY). Após 28 dias da radiação, foi realizada cirurgicamente uma perfuração monocortical (diâmetro 2,5 mm) nas tíbias. Nos grupos II e IV, após a cirurgia, foram realizadas 3 aplicações de laser (AsGaAL, 100mW, 808nm, 20s, 72J/cm2, 2J), em dias alternados. As amostras foram coletadas após 7, 14 e 21 dias. A histomorfometria foi obtida pela análise digital de imagens capturadas por microscopia óptica e a análise da celularidade realizada por meio de avaliação qualitativa.
RESULTADOS
Em todos os grupos, houve aumento estatisticamente significante e crescente dos 7 até 21 dias. Quando se comparou os quatro grupos em cada um dos períodos separadamente, houve aumento significativo (p<0,001) de osso neoformado no Grupos IV, quando comparado ao Grupo III. Não houve diferença significante entre os Grupos IV e I. O protocolo de RI reduziu a neoformação óssea no Grupo III em comparação ao Grupo I.
DISCUSSÃO
Pacientes portadores de carcinoma da região da cabeça e pescoço são frequentemente submetidos à radioterapia, como tratamento. Um dos efeitos adversos da radioterapia é a osteorradionecrose. Estudos demonstram que o Laser de baixa intensidade aumenta a neoformação óssea. O laser de baixa intensidade neste estudo apresentou maior área de osso neoformado em tíbia de ratos. Não foi encontrado na literatura pesquisada estudo que avalie a neoformação óssea em osso irradiado e submetido a laser de baixa intensidade. Da Cunha utilizou radioterapia e laser, porém, avaliou a remodelação e não a reparação. Uma possível aplicação deste estudo seria a prevenção da osteorradionecrose em pacientes submetidos a tratamento com radioterapia por câncer de cabeça e pescoço.
CONCLUSÃO
O laser de baixa intensidade aumentou a área óssea neoformada durante a fase inflamatória, abreviando a reparação nas tíbias de ratos submetidos à radiação ionizante.

Figura 1 - Radiação ionizante na tíbia de ratos.

Figura 2 - Defeito de 2,5 mm de diâmetro na tíbia de ratos.

Figura 3 - Aplicação do laser na tíbia de ratos.

Figura 4 - Área média de osso neoformado dentro de cada grupo (evolução da neoformação óssea).

Figura 5 - Área de osso neoformado: comparação em cada um dos tempos, nos quatro grupos.



 Read in Portuguese
Read in Portuguese
                     Read in English
Read in English
                     PDF PT
PDF PT
                     Print
                    Print
                 Send this article by email
                    Send this article by email
                 How to Cite
                    How to Cite
                 Mendeley
                    Mendeley
                 Pocket
                    Pocket
                 Facebook
                    Facebook
                 Twitter
                    Twitter