ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Skull, Face and Neck - Year2011 - Volume26 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

A paralisia do nervo facial é a neuropatia craniana mais comum. Clinicamente se observa a disfunção da expressão facial. Por muitos anos, a restauração cirúrgica dos movimentos faciais, principalmente da expressão facial, tem sido um grande desafio para os cirurgiões plásticos e microcirurgiões. Ainda hoje, apesar da evolução de técnicas, não existe um método totalmente satisfatório para substituir a função delicada e complexa dos músculos da mímica. Portanto, todo esforço deve ser feito para preservar ou restabelecer as unidades neuromusculares do nervo facial. É bem documentado que a denervação de qualquer músculo esquelético por mais de um ano conduzirá a atrofia irreversível das placas motoras e, portanto, em incapacidade de restabelecer as sinapses neuromusculares e sua função. A necessidade de avaliação precoce de qualquer paciente com paralisia facial não pode ser subestimada. Se nenhuma recuperação é obtida, proceder ao reparo adequado, antes do limite de um ano, torna-se imperativo para a reabilitação neuromuscular facial. A neurotização é um excelente método para obter-se a contração de um músculo isolado ou de um grupamento muscular paralisado, principalmente nos casos em que não dispomos dos cotos neurais distais para a microneurorrafia tradicional. O processo de neurotização só é possível se houver músculo desnervando, podendo ocorrer de forma espontânea ou cirurgicamente induzida.


OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é relatar as técnicas de neurotização utilizadas no tratamento de pacientes com comprometimento estético e funcional dos músculos da face em nosso serviço.


MÉTODOS

Existem muitas formas de um músculo paralisado ser reinervado. As neurotizações podem ser: a) ao acaso - ocorre quando um músculo em processo de degeneração encontra ao acaso um nervo íntegro e dele emergem fibras nervosas que são atraídas pelo músculo paralisado; b) neural - quando um nervo normal é seccionado e suturado diretamente no nervo de um músculo paralisado. Também existe a possibilidade da não secção do nervo normal, que pode receber o nervo do músculo paralisado através de uma sutura término-lateral; c) neuromuscular (NM) - pode ser por implante (quando os fascículos do coto distal de um enxerto de nervo são implantados na intimidade das fibras musculares) ou por sutura (quando os fascículos do coto distal de um enxerto de nervo são suturados diretamente nas fibras musculares); d) músculomuscular - quando um músculo paralisado é colocado em íntimo contato com um músculo sadio. E) músculoneuromuscular (MNM) - neste caso um músculo normal é conectado ao músculo paralisado utilizando-se um enxerto de nervo. No Serviço de Microcirurgia Reconstrutiva do Hospital Cristo Redentor, foram realizadas neurotizações neuromusculares em pacientes com paralisia facial de início recente e de origem traumática. Os músculos reinervados foram o orbicular da boca e o orbicular dos olhos. Em um dos casos, utilizou-se a técnica de neurotização músculo-neuromuscular para reinervação da musculatura depressora do lábio inferior.


RESULTADOS

Todos os pacientes submetidos a neurotizações neuromusculares apresentavam paralisia total dos músculos da mímica facial (M0), e evoluíram com movimentos sinérgicos e independentes (M4) ou recuperação completa (M5) dos movimentos faciais após o procedimento cirúrgico (Figuras 1 a 2). A musculatura depressora do lábio inferior foi reinervada com sucesso por meio da técnica de neurotização músculoneuromuscular.


Figura 1 - Paciente com paralisia facial periférica pós-traumática à direita.


Figura 2 - Pós-operatório tardio demonstrando melhora na mímica facial após neurotizações neuromusculares para os músculos orbicular dos olhos e orbicular da boca.



CONCLUSÃO

A restauração cirúrgica satisfatória dos movimentos faciais tem sido um desafio para cirurgiões plásticos e microcirurgiões. As neurotizações neuromusculares e músculo-neuromusculares são excelentes métodos para restabelecer a complexa e delicada função dos músculos da expressão facial. Quanto mais precocemente realizadas, melhor será o resultado final.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license