ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorial - Year2012 - Volume27 - Issue 3

Desde que assumimos a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP), temos buscado elevar sua qualidade em todos os aspectos, tomando outras revistas da especialidade como padrão, baseados no nível de seu know-how. Apesar de todos os cuidados e das possibilidades de reduzir erros, inconveniências e omissões parecem não ter fim. Quando pensamos ter resolvido ou solucionado um determinado item, inesperadamente surge algo que não estava no programa.

Um desses detalhes é a falha na revisão bibliográfica. Temos falado, escrito e publicado editoriais, e enviado periodicamente mensagens aos autores e mesmo aos revisores da RBCP, solicitando para serem acurados nesse item. Não há quem não se sinta prestigiado quando lê seu nome nas referências bibliográficas de um artigo e o inverso, frustrado diante da omissão. Tivemos há algum tempo a manifestação do colega Jaime Anger referente ao artigo "Estudo comparativo entre protocolos para profilaxia da trombose venosa profunda: uma nova proposta" (Rev Bras Cir Plást. 2010;25(3):415-22), de autoria de Moulim et al. Na ocasião, o colega argumentou que seu nome não constava na lista de referências bibliográficas, apesar de seu artigo sobre a matéria ter sido publicado anteriormente em nossa Revista. Isso gerou manifestação publicada na seção Cartas ao Editor e as escusas cabíveis. O problema se repetiu quando o artigo "Abordagem cirúrgica para o tratamento da ginecomastia conforme sua classificação" (Rev Bras Cir Plást. 2012;27(2):277-82), de autoria de Maia de Medeiros, não fez referência à técnica descrita e publicada previamente por José Humberto Cardoso Rezende. Mediante carta enviada aos editores, o autor do artigo se escusou pela omissão. Os editores da Revista, por uma questão de elegância, não por obrigatoriedade, registram as escusas a Rezende pelo ocorrido, apesar de não se sentirem culpados ou omissos quanto ao objeto da queixa. A bem da verdade e da formalidade, todos os autores, ao enviar seus artigos para publicação, assinam uma declaração, conforme consta nas Instruções aos Autores, em que assumem total responsabilidade pelo teor do artigo. Desde que assumimos a Revista, há quatro anos, esta é a segunda vez que manifestações dessa natureza vêm a público, o que, particularmente, consideramos de pouca monta. Na verdade, essas omissões são frequentes, porém sem a repercussão, por parte dos autores não citados, registrada no presente caso.

A referência bibliográfica acurada é prioritária, por definir o que já existe sobre o assunto e o que efetivamente o autor trará como subsídio para ser agregado aos conhecimentos já existentes ou, ainda, confirmar ou não sua validade.

As Instruções aos Autores, presentes em todas as edições de nossa Revista, estabelecem que o artigo somente poderá ser aceito quando o candidato à publicação assinar a declaração de transferência de direitos autorais para a RBCP e de responsabilidade integral pelo teor da matéria. Os revisores têm a função de avaliar minuciosamente os artigos, os quais são distribuídos segundo as áreas de atividade, previamente registradas, dos revisores. Nesse particular, Rezende errou no sentido de sua acusação, mas acertou para que o Corpo Editorial seja ainda mais rígido do que tem sido. Cobranças de qualquer natureza reforçam a melhoria de qualidade em todas as áreas da atividade humana.

Efetivamente, temos enviado circulares aos revisores solicitando avaliações ainda mais acuradas, porém com respostas que não atingiram as metas necessárias. Uma nova modalidade de controle de revisão está em andamento, que acompanhará os artigos enviados aos revisores. Estes terão que responder a cada quesito transcrito numa folha impressa, que deverá acompanhar o artigo revisado para controle de qualidade.

Suas sugestões serão sempre bem-vindas.

A finalidade é melhorar continuamente.

Ricardo Baroudi
Editor

Dov Charles Goldenberg
Editor Associado

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license