ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article

Editorial - Year2016 - Volume31 - Issue 1

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2016RBCP0001

O percurso entre o surgimento de uma ideia e sua publicação é longo e complexo. Além, obviamente, do autor, a condução para o sucesso depende em parcela significativa da escolha do meio de divulgação.

O periódico é escolhido pelo autor, levando em consideração o impacto científico, população-alvo, qualidade estrutural, agilidade, tempo de resposta, entre outros quesitos.

A Revista busca ter em seu conteúdo estudos interessantes, originais, de qualidade e que reflitam a filosofia editorial do periódico. Em nosso caso, representar o progresso científico da Cirurgia Plástica nacional e agregar a contribuição internacional a nosso meio, criando ciência e consolidando conceitos.

Grande parte desta interação depende do Editor científico. Visando o aprimoramento desta atividade, editores em todo o globo se uniram para a criação de uma associação médica de editores, a WAME - World Association of Medical Editors, fundada em 1995 e que sumariza em seus principais objetivos o papel do Editor na construção de um periódico científico de qualidade.

A magnitude de vertentes, descritas a seguir, é significativamente ampla e diretamente dependente do corpo editorial:

• Publicar artigos originais, relevantes, bem documentados e revisados por pares

• Promover educação continuada a fim de promover a tomada de decisões baseada em evidências

• Permitir aos profissionais da saúde o acesso à informação em diversas áreas da especialidade

• Aprimorar os cuidados de saúde internacionalmente por meio da pesquisa médica

• Estimular o debate responsável em assuntos controversos e políticas de saúde

• Atingir o mais elevado nível ético no jornalismo médico

• Promover um processo editorial auditado e com suporte científico

• Produzir publicações atualizadas, com credibilidade e prazer na leitura

• Predizer assuntos relevantes e problemas na medicina atual

• Informar os leitores acerca de assuntos ligados a outros aspectos da medicina, tais como saúde pública, política, filosofia, ética, meio ambiente, economia e aspectos históricos e culturais

• Demonstrar na importância do periódico científico sua responsabilidade social com a melhoria da condição humana e salvaguarda da integridade científica.

O cargo de Editor Científico é, portanto, uma posição de alta responsabilidade. A partir de janeiro de 2016, assumi com grande satisfação o cargo de Editor-Chefe da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP). O compromisso assumido agora deve ser transformado em movimentos positivos e crescimento de nossa Revista.

A principal bandeira será a indexação internacional da RBCP, que traduzirá o crescimento em todos os quesitos previamente expostos e propostos pela WAME.

Além dos esforços já iniciados anteriormente, contaremos com todo o apoio da Diretoria Nacional a fim de prover as ferramentas necessárias para tal. Construímos um time de coEditores, Editores Associados e corpo de Revisores estimulados e que juntos buscarão cumprir este principal objetivo no menor tempo possível.


DOV GOLDENBERG
Editor

 

Previous Article Back to Top

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license