ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Editorial - Year2016 - Volume31 - Issue 4

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2016RBCP0074

A divulgação do conhecimento é a fórmula encontrada pela humanidade para a perpetuação de ideias e desenvolvimento intelectual de uma sociedade. A força de um conceito, de um estudo ou de seus resultados depende do impacto que causa no ambiente em questão, mas também é considerada em função de quem o produz. Neste contexto, competência individual e estratégia são condições fundamentais.

Competência é a capacidade de fazer um trabalho corretamente. Envolve uma combinação de conhecimentos práticos e teóricos, habilidades cognitivas, comportamento e valores.

Estratégia é um plano de alto nível para atingir um ou mais objetivos. Envolve o estabelecimento de metas, a determinação de ações para atingir os objetivos e a mobilização de recursos para a execução das ações. Uma estratégia descreve como os fins (metas) serão alcançados pelos meios (recursos).

Quando se define uma meta, é preciso competência e estratégia para atingi-la.

Competência é uma qualidade individualmente adquirida, com carga variável de tendência inata. Para ser competente em Medicina, é preciso aquisição de conhecimento, treinamento, experiência, humildade e ética.

A Medicina é muito ampla e o meio médico conhecido por abrigar profissionais dos mais elevados graus de gabarito técnico, conhecimento teórico e habilidade intelectual. O progresso da ciência depende da conjunção destes fatores. Entretanto, competência profissional, didática e aptidão para a pesquisa não obrigatoriamente coexistem no mesmo indivíduo.

A pesquisa em Medicina depende de uma boa ideia, de métodos cientificamente respaldados, da análise criteriosa dos resultados e de conclusões que consolidem ou levem a alterações de paradigmas.

Ao desenvolver um projeto de pesquisa, estratégia é fundamental e competência é a chave para o sucesso.


DOV GOLDENBERG
Editor Chefe - RBCP

 

Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license