ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Editorial - Year2018 - Volume33 - Issue 1

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2018RBCP0001

Os instrumentos de divulgação do conhecimento médico baseados em publicações de periódicos científicos transformaram-se radicalmente nas últimas duas décadas.

Nota-se cada vez mais fortes a disseminação em tempo real das informações por meio da internet e as políticas empreendedoras de acesso aberto aos periódicos e seu conteúdo.

A importância da atualização e conformidade a estas novas regras de funcionamento carrega consigo a necessidade de mudanças em todos os processos envolvidos na publicação de artigos científicos, vinculando ferramentas que permitam catalogação, facilidade de busca e acesso amplo aos estudos.

Com este intuito, a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) informa a todos colaboradores, autores e leitores a implementação do novo Sistema de Submissão, revisão e publicação, denominado GNPapers®.


SUBMISSÃO DE ARTIGOS

O sistema apresenta uma interface mais prática e intuitiva, em português e inglês. Além de ser responsivo, se adequa a qualquer dispositivo móvel como tablets, smartphones e notebooks. O cadastro de autores é aberto e simples e a submissão é realizada em conformidade com o padrão do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed Central (PMC). Ainda, permite a consulta em tempo real na base de descritores do Descritores em Ciências da Saúde (DECS - para revistas na área de saúde) e confere ao autor a possibilidade de informar conflitos de interesse, financiamento, número de aprovação de Comitê de ética e número do registro do ensaio clínico1. Com a nova implementação, o Copyright passa a ser eletrônico, incluindo o Termo de aceite dos critérios da RBCP.

Este novo sistema trabalha com um processo de uploads, sendo agora possível anexar um documento de texto, eliminando a necessidade de copiar e colar o conteúdo do artigo nos diversos campos e conta com ferramentas auxiliares para a inserção e edição de imagens, além de realizar a validação da qualidade das imagens.

A submissão de artigos pelo GNPapers® oferece uma interface autoexplicativa, ao prover informações contextualizadas ao usuário. Basta o usuário posicionar o cursor do mouse sobre um ícone, botão ou link que um balão informativo orientará o procedimento esperado. Além disto, em outras etapas da submissão, o sistema apresenta bons e maus exemplos aos autores.

O sistema de submissão auxiliará o autor a criar um artigo estruturado, adequado às regras e com uma estrutura científica que tornará mais viável a sua aceitação.

A partir de agora, ao realizar a submissão, o autor pode associar seu identificador ORCID. O ORCID (Open Researcher and Contributor ID, www.orcid.com) fornece um identificador digital persistente que o distingue de todos os outros pesquisadores e, através da integração em fluxos de trabalho de pesquisa chave, como manuscrito e envio de subsídios, oferece suporte a ligações automatizadas entre o autor e suas atividades profissionais, garantindo que seu trabalho seja reconhecido. O ORCID é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a criar uma estrutura em que todos os que participam da pesquisa são identificados e conectados exclusivamente às suas contribuições e afiliações, em todas as disciplinas, fronteiras e horário2.


AUTORES PODEM CORRIGIR SEUS ARTIGOS FACILMENTE

Após a revisão, ao ser chamado a corrigir um artigo, o autor receberá os pareceres dos avaliadores. Os revisores e/ou editores poderão realizar comentários em partes do documento, tornando o processo de correção muito mais rico do ponto de vista do autor. O autor poderá responder a cada critério de revisão adotado, conferindo mais transparência ao dar a possibilidade de informar a realização de uma correção, ou mesmo de justificar a não realização da sugestão dos revisores ou editores.


CONTROLE OS PRAZOS

Todos os processos do sistema possuem prazos definidos que mudam à medida que o artigo progride no fluxo. O editor consegue assim controlar os prazos pré-definidos, e, dessa forma, facilitar a celeridade do processo à medida que controla tanto o fluxo de artigos como a eficiência dos revisores. A função do Revisor passa a ser mais valorizada e o sistema confere automaticamente certificado ao Revisor, que realiza suas atividades de forma adequada e dentro do prazo.

A RBCP trabalha na busca da excelência do conteúdo científico, a fim de consolidar a especialidade no universo da Medicina baseada em evidências.


REFERÊNCIAS

1. GNPapers [Internet]. São João da Boa Vista: GN1 Sistema e Publicações; 2018 [cited 2018 Mar 19]. Available from: http://www.gn1.com.br/sistemas/gnpapers

2. ORCID [Internet]. Bethesda: ORCID Inc; 2018 [cited 2018 Mar 19]. Available from: https://orcid.org/










1. Editor Chefe
2. Assistente Editorial

 

Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license