ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Letter to the Editor - Year2018 - Volume33 - Issue 1

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2018RBCP0023

Prezado Editor,

Na éltima edição, Pedroso et al.1 publicaram um estudo retrospectivo intitulado de "Umbilicoplastia por incisão por incisão vertical: descrição da técnica e avaliação da satisfação" (volume 32, némero 4, páginas 534 a 540). Gostaria de parabenizar os autores pelos bons resultados e a qualidade técnica e científica do artigo na avaliação da satisfação. Na descrição da técnica cirúrgica, o autor cita: "...A fixação lateral do umbigo era feita com uma sutura em "U", transumbilical, semelhante à técnica de Chia et al.2...". Refere-se ao meu artigo publicado neste mesmo periódico em 2011, cujos desenhos também ilustraram a capa daquele némero.

Gostaria de saber qual é a diferença entre a técnica descrita por mim no meu artigo e a técnica de "umbilicoplastia por incisão vertical", uma vez que os conceitos no artigo dos autores, tais como estética do umbigo vertical, profundo, com preservação do coxim adiposo periumbilical, foram publicados por mim em 2011, e a técnica descrita "...semelhante à técnica de Chi et al.2...." é idêntica à de minha autoria, com o mesmo conceito: "...criar uma profundidade da cicatriz umbilical e estabelecer, dessa forma, sua concavidade...".

A énica diferença á a incisão vertical no retalho abdominal, sem a retirada de um fuso, usada por muitos cirurgiões, inclusive por mim, mas que já abandonei porque, na minha experiência, a retirada de um segmento retangular de 2 ou 3 mm de largura e de uns 2 cm de comprimento (depende do tamanho original do umbigo e da proporção com o abdômen) acomoda melhor o umbigo, sem diferença na largura do umbigo no resultado final.

Mais uma, vez parabenizo os autores pelo rigor técnico do artigo, e gostaria de levantar essa discussão científica.


REFERÊNCIAS

1. Pedroso DB, Soares DAS, Cammarota MC, Daher CMC, Galdino MCA, Santos GC, et al. Umbilicoplastia por incisão vertical: descrição da técnica e avaliação da satisfação. Rev Bras Cir Plast. 2017;32(4):534-40.

2. Chang YC, Roxo ACW, Labanca L, Ritter PD. Cirurgia estética e funcional do umbigo: técnica de plicatura transumbilical. Rev Bras Cir Plast. 2011;26(2):293-7.










1. Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, São Paulo, SP, Brasil
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
3. Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva, São Paulo, SP, Brasil
4. Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
5. Hospital Geral do Andaraí do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Instituição: Clínica particular do autor, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

*Autor correspondente:
Chang Yung Chia
Av. das Americas, 505, sala 203
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ, Brasil - CEP 22631-000
E-mail: changplastica@gmail.com

Artigo submetido: 9/2/2018.
Artigo aceito: 19/2/2018.

Conflitos de interesse: não há.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license