ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorial - Year2018 - Volume33 - (Suppl.1)

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2018RBCP0024

Diversas são as formas de comunicação, sendo as mais comuns a falada, escrita e digitalizada. Dorival Caymmi [1914-2008]1 cantou (Fernando Pessoa) "Navegar é preciso, viver não é preciso..."; parafraseando, poderíamos dizer "Publicar é preciso, operar não é preciso...".

Marshall McLuhan [1911-1980]2 não só previu a Internet 30 anos antes de ser inventada, como escreveu "Num ruído de comunicação, o erro sempre foi, e será, do comunicador, nunca do comunicado". Chacrinha abrasileirou com "quem não se comunica se trumbica". Isto posto, queremos enfatizar o valor da comunicação numa consulta médica. Há quem diga ser tão ou mais importante que a própria cirurgia. Portanto, o conceito de "Aldeia Global" é válido não só para a comunicação verbal como para a escrita, com a grande diferença que a última se torna praticamente eterna, se publicada e indexada corretamente!

Quando nossa presidência nacional - Níveo Steffen, Denis Calazans e Leandro Pereira - nos convidou para a coeditoria da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, desnecessário dizer tamanha alegria que nos proporcionou, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. Dov Goldenberg, editor-chefe, abriu as portas para que o primeiro suplemento de uma Jornada fosse concretizado.

Desde a segunda edição do livro Cirurgia Plástica [1980]3 do professor Jorge Fonseca Ely, temos trabalhado em editoração. De lá para cá, foram 10 suplementos e anais, sendo 8 pela revista científica Arquivos Catarinenses de Medicina e 8 CDs com resumos expandidos [extended abstracts], totalizando 2567 editorações.

O Departamento de Eventos Científicos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), capitaneado por Eduardo Nigri, Mauro Deós e Marcos Jaeger, juntamente com a presidência regional -Evandro Parente, Carlos Casagrande e Eduardo Arnaut, foram determinantes para a pujança desta XXXIV Jornada Sul-Brasileira.

Homenageados de peso compõem a tríade clássica: Homenageado regional - Marco Antônio Cavalcanti [ex-presidente regional de SC]; Homenageado Nacional - Rolf Gemperli [Professor Titular de Cirurgia Plástica da USP] e Presidente de Honra - Osvaldo João Pereira Filho [ex-presidente regional SC].

Agradecemos ao Luis Fernando Franciosi (RS), Rodrigo d'Eça Neves (SC), Rogerio Bittencourt (PR) e ao Oscar Jacobo, do Uruguai, pela organização do 18º Encontro Internacional de Residentes em Cirurgia Plástica.

Finalizando, gostaríamos de citar a clássica frase de comunicação "Não adianta você saber, os outros precisam saber que você sabe!"

La vie c'est une seule, pas d'economie, sourtout pas de gaspillage.

A vida é uma só, nada de economia, sobretudo, nada de desperdício.



REFERÊNCIAS

1. Caymmi S. Dorival Caymmi: O mar e o tempo. São Paulo: Editora 34; 2001. p. 47.

2. McLuhan M. O meio é a comunicação. In: Os meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix; 1969. p. 21.

3. Ely JF. Cirurgia Plástica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan; 1980. p. 685.










MD MSc PhD PostDoc
Professor Titular de Cirurgia Plástica - Universidade Federal de Santa Catarina.
Regente do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados HU-UFSC.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license