ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Editorial - Year2020 - Volume35 - Issue 1

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2020RBCP0001

Poucos de nós certamente já vivenciou momento tão difícil na vida e no planeta. É um momento de ampla reflexão onde devemos estar absolutamente atentos, cuidadosos e respeitosos em relação às regras de cuidados para minimizarmos a expansão desta doença.

Médicos e cientistas buscam de forma rápida respostas não só para entender o que ocorre, mas também para definir maneiras efetivas de reduzir a transmissão, estabilizar o paciente crítico e tratar a Covid-19 de forma efetiva.

A pesquisa tem seu tempo. Os trâmites éticos, administrativos e burocráticos devem ser respeitados mas repensados no momento de crise, de forma a dar celeridade nas etapas que se sucedem.

Filtros eficientes são necessários, a fim de que diferenciar pensamentos de certezas, hipóteses de fatos, ideias e realidade.

No Brasil, frequentemente nos vemos diante de barreiras diversas que retardam a participação em projetos científicos internacionais e multicêntricos. Este é um momento de reflexão e reavaliação, em que as autoridades envolvidas devem unir esforços a fim de permitir a mudança de processos, tornando a ciência brasileira mais célere.

A saúde deve ser vista não só como uma prioridade no cuidado mas também no desenvolvimento científico, que ao final culmina com o descobrimento de medidas efetivas no tratamento das doenças.

Nosso país é reconhecidamente um líder no desenvolvimento de drogas e vacinas e como em qualquer país do mundo, teremos a chance de desenvolver pesquisas e de colaborar no desenvolvimento de estudos com repercussão positiva em nível mundial.

Teremos tempo, querendo ou não, para refletir profundamente sobre essas questões e tornar a ciência nacional mais pragmática, permitindo o que os desfechos de estudos ocorram mais prontamente. Obviamente, sempre com a máxima prioridade em relação aos preceitos éticos na pesquisa científica.

DOV GOLDENBERG
EDITOR CHEFE DA RBCP










. EDITOR CHEFE DA RBCP

 

Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license