 
                
                 
                
                Letters to the Editor - Year 2005 - Volume 20 -
                        Cartas
                    
                    Cartas
Da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica
'Com alegria constato que a Dra. Ruth Graf usa a técnica de descolar a mama até o 'primeiro espaço intercostal para evitar uma mama de forma cônica, obtendo um formato mais anatômico desta glândula, anulando o movimento de básculo, conforme preconizo desde 1987. A Dra. Graf não mencionou os trabalhos de minha autoria já divulgados: Anais do Minisymposium of Fortaleza International Society of Aesthetic Plastic Surgery: Mamoplastia e Mastopexia com Cicatriz mínima. February 1997, Fortaleza, Brasil, Anais do Congresso Brasileiro de Mastologia: Cicatriz mínima em mamoplastia redutora (70-1). 1998 Curitiba, Brasil Rev, Soc. Bras, Cir. Plástica: Sistematização em mamoplastia oncolóqico. (16-47), 2001. Aesthetic Plastic Surgery 2005; 29(4):261-73: Minimal-scar brest reduction and mastopexy. No trabalho publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 2005; 20(3):148-54, a Dra. Graf cita os autores Daniel MJB e Marchac D (referências 13 e 14 ). Sugiro aos revisores desta Revista atentarem para o fato de que as referidas citações não correspondem ao objetivo do artigo e a técnica alí empregada está descrita em publicações de minha autoria.
Cordiais saudações,
Porto Alegre, 10 de novembro de 2005
SR. EDITOR
Em resposta à carta enviada pela colega Dra. Miriam Pedron referente ao artigo publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 2005; 20(3):148-54: Mamaplastia Vertical com Retalho de Parede Torácico, quero esclarecer:
Exerço minha profissão como cirurgiã plástica desde 1980, após ter finalizado minha residência em Cirurgia Plástica no Serviço do Professor Cláudio Rebello (Rio de Janeiro), Aprendi com o Dr. Cláudio Rebello, durante a residência de cirurgia plástica, a técnica de Pitanguy amplamente divulgada e utilizada na época e até os dias atuais, Dr. Cláudio Rebello nos ensinou a descolar a glândula mamária até o segundo espaço intercostal e a suturar a porção superior da glândula à fascia e ao músculo peitoral maior neste espaço, para evitar a descida da mama no pós-operatório.
Na época, fazíamos muita pesquisa pelo livro de Franco, T. e Rebello, C. Cirurgia Estética, Editora Atheneu, Rio de Janeiro, 1977.
Este livro foi citado por Franco, T. em: Princípios de Cirurgia Plástica, Editora Atheneu, Rio de Janeiro, 2002, onde a autora descreve o capítulo de Cirurgia Estética da Mama, 671-720, encontrando-se na página 687: "o descolamento da mama até a altura da segunda costela e a fixação, por meio de dois ou três pontos de mononylon 2-0, da face posterior da mama no periósteo da terceira costela. Estes pontos, levando tecido para o pólo superior, provocam um arredondamento muito gracioso na face superior da mama, contribuindo para evitar a ptose no pós-operatório tardio,"
Já publicamos nossos trabalhos referentes a este assunto em: Reduction Mammaplasty and Mastopexy with Shorter Scar and Better Shape, Aesth,Surg,Journal, mar/opr. 2000; Graf R, Biggs TM, Steely RL: Breast shape: a technique for better upper pole fullness. Aesthetic Plast Surg, 2000 Sep-Oct; 24 (5) 348-52; e Graf R, Biggs TM: In search of better shape in mastopexy and reduction mammoplasty, Plast Reconstr Surg, 2002,110(1):309-17,
Gostaria também de justificar a não citação dos artigos referidos pela colega por não terem sido encontrados no PubMed, que relaciona artigos publicados em revistas indexadas e hoje quando é pesquisado o seu nome: "Mirian Pedron and Mammaplast( somente é encontrado seu trabalho publicado na Aesthetic Plastic Surgery 2005; 29(4):261-273: Minimal-Scar Breast Reduction and Mastopexy, Sendo que o nosso artigo foi recebido em 20/01/05 e publicado em 12/07/05 na Revista da SBCP, não tendo tempo hábil para ser pesquisado e para ser citado em nossa referência bibliográfica.
Encontramos no livro "Cirurgia Plástica - Fundamentos e Arte" Volume de Cirurgia Estética, autor: Mélega, no histórico de mamaplastia, na página 436, uma citação de" 1910- GIRARD - Descreveu operação idêntica à de Guinard, mas acrescentou a fixação da mama à cartilagem da segunda costela".
Girard C, Uber Mastoptose und Mcstopexie. Verhandl, Deutsch Geselisch. Chir Beilage Zentbl Chir 1910; 31 :70,
Atenciosamente,



 Read in Portuguese
Read in Portuguese
                     Read in English
Read in English
                     PDF PT
PDF PT
                     Print
                    Print
                 Send this article by email
                    Send this article by email
                 How to Cite
                    How to Cite
                 Mendeley
                    Mendeley
                 Pocket
                    Pocket
                 Facebook
                    Facebook
                 Twitter
                    Twitter