ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Letters to the Editor - Year2007 - Volume22 - Issue 3

Ao: Dr. Evaldo Alves D' Assumpção
Editor da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica



Caro Prof. Evaldo,

Cordiais saudações!

Recebemos a Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, volume 22- número 2/ 2007, Abril/ Junho, com alegria e orgulho, pois sabemos das inúmeras dificuldades para manter um periódico deste porte em circulação.

Não obstante, ao ler a revista, encontramos um trabalho, de boa qualidade, publicado como artigo original, nas páginas de número 107 a 115, cujo tema e idéia já foram publicados por nós anteriormente. A primeira foi, inclusive, na nossa própria revista, em 19931, e, posteriormente, foi republicada nos Estados Unidos, a pedido do editor, com uma experiência ampliada e com a coautoria do Dr. Antônio Roberto Bozola, em 20032. Essas publicações se encontram ainda na última edição do Index Bibliográfico da S.B.C.P. Menos por vaidade e mais por uma correção e justiça científica, entendemos que deveria ter havido pelo menos as citações desses trabalhos anteriores, que versam exatamente do mesmo tema.

Reiteramos as nossas felicitações pela continuidade da Revista e agradecemos a atenção.

Atenciosamente,

Marco Túlio Rodrigues da Cunha
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Professor Adjunto de Cirurgia Plástica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro


Referências:

1. Cunha MTR, Bento JFB. Periareolar mammaplasty for treating gynecomastia with breast ptosis. Prior note. Rev Soc Bras Cir Plast Est Reconstr. 1993;8(1,2,3):125-30.

2. Cunha MTR, Bento JFB, Bozola AR. Periareolar mammaplasty for the treatment of gynecomastia with breast ptosis and excess skin. Int J Cosmetic Surg Aesth Dermatol. 2003;5(2):367-78.




RESPOSTA DO EDITOR EM 17/8/2007

Caro Marco Túlio,

Agradeço sua carta que tem uma observação absolutamente pertinente. Infelizmente, não temos condição de conferir toda a bibliografia citada em todos os trabalhos que nos são enviados e, assim, coisas como esta acontecem. Nosso esforço em lançar o Index Bibliográfico da SBCP foi exatamente visando evitar essas falhas, uma vez que o autor brasileiro não é muito dado a pesquisar a bibliografia de colegas nacionais e, muito menos, citá-los. Contudo, não como justificativa, mas apenas aproveitando a oportunidade quero relembrar que para o nosso Index solicitamos a todos que enviassem, além dos índices de cada trabalho, um resumo que permitisse o melhor conhecimento do seu conteúdo.

Você, como vários outros, não seguiram esta instrução e tivemos de publicar somente o índice, que nem sempre motiva aos consultantes, conhecerem o trabalho. De qualquer forma, sua carta está sendo publicada na revista como uma reparação da falha ocorrida por um colega que, lamentavelmente, já não poderá fazê-lo pessoalmente, uma vez que faleceu este ano.

Cordialmente,


Evaldo A. D´Assumpção
Editor

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license