ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Articles - Year2001 - Volume16 - Issue 2

O caso em questão nos foi enviado pelo Dr. Murilo César Abreu e avaliado pelos Drs. Luiz Haroldo Pereira e José Horácio Costa Aboudib Jr.

1. Descrição do Caso

Paciente com 60 anos queixando-se de depressão no terço médio da face (afundamento das bochechas). Submeteu-se a cirurgia para rejuvenescimento facial há 15 anos. Deseja corrigir alteração.

Que solução você daria para este caso? (Figs. 1 e 2)


Fig. 1


Fig. 2



2. Avaliação

Luiz Haroldo Pereira

A paciente apresenta depressão nas bochechas, bandas platismais evidentes e olho redondo. Para correção das bochechas, indicaria a lipoenxertia, tendo como área doadora o abdome ou os joelhos. Retiraria a gordura com uma seringa de 10 cc acoplada a uma cânula de 1mm. Faria o preparo da gordura lavando-a com soro fisiológico e enxertaria de 10 a 15 cc de gordura em cada bochecha.

Este caso presta-se muito bem à lipoescultura facial, pois essa depressão corresponde à absorção de ausência da bolsa de Bichat.

É evidente que a paciente necessita de um lifting secundário para correção do pescoço e também das pálpebras.

José Horácio Aboudib

Achei bastante satisfatória a solução do caso, principalmente no que se refere ao pescoço.

Quanto à solução da queixa principal da paciente, também achei bastante engenhosa. Temo apenas que, com a flacidez do SMAS, com o tempo haja recidiva do problema, principalmente à esquerda (onde o problema era maior). Penso que uma lipoenxertia sub-SMAS, mesmo com a solução dada, daria uma ajuda no resultado.

3. Solução

A paciente em questão veio à consulta com queixa exclusiva da depressão no terço médio de sua face como mostram as fotos. Após exame, constatamos flacidez de pele e da musculatura da mímica facial com queda da gordura malar, porém sem haver acúmulo dessa gordura na parte lateral da face. Após discutirmos o caso com a paciente, propusemos um lifting cervicofacial, com descolamento amplo de pele e do complexo SMAS-PLATISMA, com tração vertical do SMAS para reposicionar a gordura malar para seu lugar anatômico preenchendo assim toda a depressão. O follow-up é de um ano (Fig. 3).


Fig. 3



Comentários: Em cirurgia plástica é necessário, como em qualquer outro ramo da medicina, um diagnóstico correto para se propor uma conduta perfeita. É necessário exame acurado da deformidade que se apresenta e discussão com o próprio paciente da melhor conduta a ser adotada para o caso, expondo ao paciente as vantagens e desvantagens de cada conduta, caso exista mais de uma, para que o mesmo participe da melhor opção para seu tratamento.

4. Discussão

Luiz Haroldo Pereira

Quanto à solução dada, parabenizamos o cirurgião pelo resultado do lifting cervicofacial, mas, ao analisarmos o resultado pós-operatório, acreditamos que há necessidade de fazer uma lipoenxertia na região geniana, pois evidenciamos que houve absorção da bolsa de Bichat.

José Horácio Aboudib

A cirurgia foi realizada há 15 anos e não há relato de ressecção ou não da gordura de Bichat. De qualquer forma, ela apresenta outros sinais de envelhecimento, como bandas platismais e flacidez facial.

Eu faria uma ritidoplastia com descolamento limitado à porção proximal da depressão. Realizaria enxerto de gordura no plano subcutâneo e no plano sub-SMAS, com pequena hipercorreção. Provavelmente faria incisão em "W" no pé do cabelo (não dá para avaliar bem na foto de frente). Ressecaria um pouco de pele da pálpebra superior esquerda.

 

Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license