ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Literature Review - Year2002 - Volume17 - Issue 2

Secondary Rhinoplasty
Rodolphe Meyer, Springer Verlag, 2002. 491 pp.


Este livro é o terceiro grande volume sobre a cirurgia plástica estética e reconstrutiva do nariz, do mundialmente conhecido cirurgião Prof. Rodolphe Meyer, de Lausanne, Suíça.

Como profundo conhecedor e estudioso das patologias e deformidades que acometem a região nasal, consegue de forma magnífica reunir em um único volume todas as deformidades secundárias que podem ser diagnosticadas no nariz.

Nenhum outro autor possui a experiência para determinar de forma clara e avaliar com precisão as causas, a prevenção e o tratamento de narizes que apresentam deformidades secundárias.

Existe um aforismo, lembrado por Prof. Eugene Tardy, da Universidade de Illinois, que afirma que a Rinoplastia "é uma cirurgia simples de realizar, porem muito difícil de obter resultados ideais". A curva de aprendizado em Rinoplastia tem diminuído nos últimos anos em decorrência da farta literatura dos livros de texto específicos, dos cursos de pós-graduação e de dissecções anatômicas.

No entanto, não raras vezes, cirurgiões experientes em rinoplastia se deparam com inúmeros pacientes portadores de deformidades secundárias, após rinoplastias.

Ao examinarmos o paciente, nos deparamos com cicatrizes exuberantes, contraturas cutâneas, assimetrias do arcabouço cartilaginoso e aberrações do esqueleto ósseo que tornam extremamente problemático seu diagnóstico e tratamento.

A avaliação inicial ocasionalmente difere dos achados no ato operatório, quando a deformidade pode ser visualizada diretamente, ao se elevar o revestimento cutâneo do arcabouço cartilaginoso.

Meyer consegue em seu tratado reunir a história, os aspectos jurídicos, anatomia, fisiologia, avaliação pré-operatória, tempo da revisão secundária, anestesia, complicações, deformidades residuais ósseas, deformidades residuais do arcabouço cartilaginoso e todos os tipos de deformidades e suas correções.

Desenhos excepcionais do tratamento cirúrgico e fotografias de pré e pós operatório enriquecem o texto.

Trata-se de exemplar único na atualidade, devendo estar presente na biblioteca de todos os cirurgiões plásticos que amam nesta área.


Rolf Gemperli
Professor Associado
Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license