ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorial - Year2010 - Volume25 - (3 Suppl.1)

Este editorial está mais para uma chamada de atenção do que algum artigo de fundo sobre qualquer matéria inerente a nossa especialidade.

Todos têm recebido nos dois últimos anos a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP), cuja estrutura dispensa comentários. Efetivamente, houve significativa qualificação em todos os aspectos. Continuamente temos transmitido a viva voz e transcrito em oportunidades anteriores o mote que: as palavras o vento leva, o que se escreve fica. Continuamos a estimular aqueles que publicam, estimular em dobro os que estão em cima do muro para publicar e ao triplo, aqueles que ainda não começaram a publicar. A tarefa tem sido árdua, porque as respostas ainda têm sido modestas, porém o entusiasmo continua.

O estado atual da revista é ainda a "ponta do iceberg". Temos uma extensa tarefa a cumprir para atingir as metas necessárias para colocar a cirurgia plástica brasileira no cenário científico internacional. Como segunda maior Sociedade de Cirurgia Plástica, com seus 4.800 membros, lamentavelmente temos poucos representantes situados neste cenário. É imperativo reverter o quadro a médio prazo. Basta verificar as citações de autores brasileiros nas referências bibliográficas de artigos publicados em revistas internacionais. Uma lástima... A solução é publicar a RBCP em inglês, assunto este aprovado pelo Conselho Deliberativo. Um esquema funcional foi elaborado para transformá-lo em realidade. Os artigos a serem publicados continuarão sendo escritos em língua portuguesa, revisados pelo nosso Corpo Editorial e, finalmente, versados para o inglês. Um projeto audacioso, porém viável pela infraestrutura criada. Sobre este plano segue-se outro no devido tempo, o de transformar a revista em bimestral e não trimestral. Novas diretrizes estão em andamento para aumentar o fluxo de artigos para avaliação e publicação. Não tem sentido que os Estados Unidos, com seus 8000 cirurgiões plásticos registrados nas suas Sociedades, tenham 8 revistas de cirurgia plástica trimestrais, bimestrais e mesmo mensais, e nós... com uma única, situada até a presente data, após 22 anos de publicação, no nível da LILACS. A primeira solicitação para a SciELO foi apresentada há alguns meses; estamos aguardando o parecer definitivo desta base de dados. O programa é mais ambicioso, porém para atingir o MEDLINE/PubMed há a necessidade de um plano conjunto de integração continuada da Diretoria, dos Serviços Credenciados, do DEC e da Revista, sem data de término, lamentavelmente ainda muito, mas muito aquém do nível que deveria estar.

Estamos aceitando interessados que queiram colaborar nesta empreitada.



Ricardo Baroudi
Editor

Dov C. Goldenberg
Editor Associado

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license