Editorial - Year 2011 - Volume 26 -
Sem Bulha nem Matinada Construiremos Uma Grande Revista
We will build a great journal without making noise
Os epistemólogos expressam que é dever da base científica conhecer para reconhecer. A Revista Brasileira de Cirurgia Plástica possui sua existência muito voltada para o que Santo Agostinho propusera em sua cidade de Deus, com a denominação de cogito, que é "a consciência de si como ser pensante e que pode enunciar suas hipóteses para o aprendizado científico". Como poderemos alimentar esse cogito e, também, instituir que o mundo exterior das especialidades e do conhecimento médico pode suscitar novas revelações que poderão fomentar o aparecimento de novas descobertas, que, por si só, beneficiarão o crescimento das informações em cirurgia plástica?
Como combinar os conhecimentos das diversas especialidades médicas, estudos experimentais com a cirurgia plástica? Por meio da abertura de nossa revista para outros ramos do conhecimento médico, com a definição de um grupo de temas prioritários para a publicação dos artigos, que serão, evidentemente, centrados nas melhores evidências científicas disponíveis, podendo ser, com base no tema, vinculada a metanálises, estudos randomizados aos não-randomizados, ou até por convite, que partirá do Conselho Editorial, para autores ou sociedades de especialidades com referência importante na temática escolhida para a discussão.
O desafio posto a todos os cirurgiões plásticos e ao Conselho Editorial da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica tem a responsabilidade de conduzir a evolução do conhecimento da Cirurgia Plástica, levando em consideração sua qualidade e seguindo uma estratégia para agregar nossa revista a outras especialidades, com o objetivo de aumentar a oferta do conhecimento médico aos membros da SBCP e especialidades colaboradoras.
Fernando Antônio Gomes de Andrade
Professor doutor da Universidade Federal de Alagoas
Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica


Read in Portuguese
Read in English
PDF PT
Print
Send this article by email
How to Cite
Mendeley
Pocket
Twitter